AGENDA PALCO CLÁSSICO on-LIVE


27 set-03 out 2020

As mulheres e Aristófanes

com Esther Góes e Ariel Borghi

Domingo, 27, às 21h30.

#EmCasaComSesc (gratuito)


Marcio Aurelio, que além de já ter dirigido o premiado “Édipo rei” de 1983 também dirigiu em 2019 a mundana cia. numa “Medeamaterial”, texto de Heiner Müller, que comentei aqui, leva para a plataforma online (Instagram e YouTube) Aristófanes e algumas de suas personagens femininas. 


As informações sobre a montagem são escassas para além do material de divulgação que fala de uma “conversa feminino-masculina” sobre confinamento, num paralelo entre as mulheres gregas da Antiguidade no gineceu e o necessário isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. A produção da peça vê uma “surpreendente atualidade” nos textos de Aristófanes. 


A protagonista será Esther Góes, que andou ministrando workshop de atuação sobre personagens da “Electra” de Sófocles no Teatro Commune, em São Paulo, antes da pandemia.


Medeia Sórdida Cia: print tela Clotho e Lachesis


MEDEIA – Tragédia digital ao vivo

Sórdida Cia.

Domingo, 27, 19h00.

Plataforma Zoom (pago)


Segunda, 28, 20h00.

Plataforma Zoom (pago ou gratuito)


Eu vi e acho que vale ver. Ainda não publiquei o comentário, mas dá para antecipar que a montagem (será essa a palavra pro on-LIVE?!) não é carregada de ineditismos e segue a trama de Eurípides, com uma interessante jogada na constituição do Coro, composto de Clotho (Cloto) e Lachesis (Láquesis), duas das três moiras ou parcas, a que tece o fio e a que o enovela. E elas cantam.  


Como é um espetáculo de 60 minutos, dá para acomodar os personagens previstos: Jasão, Creonte, Egeu, Mensageiro. Em certos momentos ocorre aquela “missão” de explicar o mito, o que pode ser dispensável para os classicistas, mas talvez útil para outros interessados. 


Apesar do dispositivo dos quadradinhos do Zoom, não é tedioso. E é bonito. A tradução não é das que estão no mercado editorial. A tradução e adaptação do texto de Eurípides foi feita por Stephanie Degreas (@stedegreas), que faz o papel de Medeia.


DRAMATURGIA NEGRA: A palavra viva

Palco virtual do Itaú Cultural

Segunda, 28, 20h00.

Plataforma Zoom (gratuito/ingressos antecipados)


Exibição de cenas curtas baseadas em textos criados por jovens alunos de todo o Brasil no curso EAD Dramaturgia Negra, ministrado pela dramaturga Dione Carlos a convite do Itaú Cultural em 2019 e 2020. Após a transmissão, haverá debate com os autores e a escritora convidada Cristiane Sobral. 


Está prevista a exibição de “Coração-tambor”, de Emerson de Paulo, baseado no mito de Medeia. No primeiro encontro, em 21 de setembro, foram apresentados “Prometeu BR”, de Júnio Nascimento, e “A greve das amas de leite”, de Jefferson Fernandes, que toma a peça “Lisístrata”, de Aristófanes, como mote. 


ANTIGONE IN FERGUSON 

The Theater of War (em inglês, com legendas em inglês)

Sexta, 02, 16h00 (Brasília)

Plataforma Zoom (gratuito/ingressos antecipados)


A leitura dramática de “Antígona” tem como atração principal o coro de vozes negras baseadas em diferentes cidades norte-americanas. Eu já vi on-LIVE e posso dizer que é uma experiência intensa. 


O projeto nasceu em 2014, com a morte violenta do jovem Michael Brown, na cidade de Ferguson, periferia de St. Louis, Missouri, Estados Unidos. Após a apresentação, há um debate com familiares de vítimas da violência contra a população negra e perguntas do público.





Comentários