CASSANDRA WE HAVE A PROBLEM


Mito: Cassandra, profetisa desacreditada

Criação: Paula Carrara, Carlos Canhameiro, Renan Marcondes, Daniel Gonzalez

Elenco: Paula Carrara (Cassandra); Christian Piana (Apolo)

Temporada: 6 e 7 maio 2021

Plataforma: Zoom (Sympla)

Duração: 60 min.

Visto em 6 e 7 mai.2021

Transmissão da Itália


Cassandra, we have a problem’ é a performance solo de uma mulher em seu próprio banheiro. Cassandra é bárbara, filha de um país exótico; estrangeira, amaldiçoada com o dom da profecia - e nada do que ela diz é crível. O banheiro - ambiente íntimo, sujo e desconfortável - se torna o espaço de convite à escuta e de exploração da linguagem, seja como índice do pensamento, seja como materialidade visual e sonora. A palavra em cena aparece em mais de uma língua (português, italiano e inglês) e ora se apresenta como fala, ora como imagem e ora como canção. (Divulgação)

 

Comentário

Tudo se passa em um banheiro minúsculo. Espaço preenchido com as palavras de Cassandra, a vate desacreditada por Apolo, um sujeito fã de cigarro e espumante, fetichizado num vídeo PB. O caraoquê é recorrente.



 

Esse deus Apolo lançou uma maldição depois da rejeição que sofreu de Cassandra: tornou os homens surdos à voz das mulheres. É em torno da necessidade de assegurar essa voz que gira essa performance solo. O início é fortíssimo, com Paula Carrara repetindo exaustivamente um texto que interroga o que é a voz e qual a força da voz, com respostas de caráter científico para cada uma das perguntas.


 

O texto alude à mitologia de Cassandra, Troia, Agamêmnon para questionar as raízes clássicas e a tradição que fala de uma civilização ocidental. Acho que o discurso se perde em meio às ações que ocorrem no espaço aflitivo, que parece impor sempre obstáculos aos movimentos, e talvez seja justamente esse constante impeditivo o melhor desta versão online de Cassandra. 


Veja outras atrizes em solos de Cassandra aqui e aqui.


Não encontrei um registro audiovisual da performance que vi. Por outro lado, há algum material na internet sobre o processo de desenvolvimento do projeto nos últimos anos.

Um site da atriz. 


Um blog do espetáculo.


Um vídeo (11 min) de uma versão chamada “Cassandra, a voice to find”.


Fica o registro.

Renata Cazarini


Comentários