SÊNECA [filme de Robert Schwentke]

John Malkovich no painel Talents na Berlinale em 21/02/2023

As primeiras críticas ao filme sobre o filósofo estoico Sêneca, que teve sua estreia mundial no 73º Festival de Berlin em 20 de fevereiro de 2023, não foram elogiosas. Um ponto sensível para muitos críticos é a verborragia do filme. Segundo dado divulgado durante o painel Talents, da Berlinale, o protagonista John Malkovich fala durante 70 dos 110 minutos do filme. Mais sobre o filme, neste post.

Observar John Malkovich discursar em voz alta e animadamente por 112 minutos pode ser uma tarefa difícil demais para alguns, mas a estrutura do filme recompensa a paciência ao permitir que ele teça sua estranha magia (embora sua estrela possa precisar de um check-up dentário depois de mastigar todo aquele roteiro).

Watching John Malkovich elocute loudly and excitedly for 112 minutes may be a task too great for some, but the structure of the film rewards patience in allowing it to weave its strange magic (though its star may need a dental checkup after chewing all that scenery).

DEADLINE

Ao longo de duas horas, ele entrega o que é em grande parte um monólogo: como performance, tem pelo menos a força de uma determinação obstinada. Como filme, porém, Sêneca é quase insuportável.

Over two hours, he delivers what is largely a monologue: as a performance, it has at least the strength of dogged determination. As a film, however, Seneca is almost unendurable.

THE PLAYLIST

John Malkovich é um ator tão hábil em transmitir um desprezo fervoroso e devastador que torna o filme quase assistível. “Isso claramente não está funcionando”, diz Seneca em um ponto de sua tentativa de suicídio. Nem este filme.

John Malkovich is an actor so adept at delivering seething, blistering contempt that he makes the film almost watchable. “This clearly isn’t working,” Seneca says at one point in his attempted suicide. Neither does this film.

Malkovich e Schwentke em entrevista coletiva em 20/02/2023

THE HOLLYWOOD REPORTER

John Malkovich tem um papel de protagonista incomum e se sai bem. Mas é mais difícil entender o que motivou o diretor Robert Schwenkte, que tem alguns filmes de sucesso em seu currículo, mas não acrescenta nenhum brilho ao seu currículo com esse quebra-cabeças.

John Malkovich has a rare starring role and acquits himself solidly enough. But it is harder to understand what motivated director Robert Schwenkte, who has some successful films to his credit but adds no luster to his resume with this head-scratcher.

Na entrevista coletiva que antecedeu a estreia, o diretor Robert Schwenkte esclareceu que seu maior interesse não é a filosofia estoica de Sêneca, mas sua ambígua performance política:

“Pessoalmente, para ser totalmente honesto, Sêneca como filósofo nunca significou muito para mim. Eu acho que ele era mais um life coach. Hoje ele teria um programa na TV. O que eu realmente gosto são suas peças. Eu adoro suas peças. Mas eu o acho contraditório demais para que veja realmente valor nos escritos dele para minha vida”.

Personally, to be perfectly honest, Seneca as a philosopher never meant that much to me. I think he was more of a life coach. He would have a TV show today. What I really love about him are his plays. I’m absolutely adore his plays. But I find him too contradictory to really see much value for my life in his writing.

De fato, ele até insere uma encenação de trecho da peça Tiestes, atribuída a Sêneca, em sua villa, onde se recolheu após ter rompido com o imperador Nero e recebia visitas da elite, incluindo Lúcia, personagem fictícia, papel de Geraldine Chaplin, que disse ter se encantado com a possibilidade de fazer uma "viciada antes de Cristo" (B.C. drug addicted) - contudo, a morte de Sêneca acontece no ano 65 da nossa era. O ator alemão Ersan Mondtag concebeu a encenação da mais sanguinária tragédia senequiana.

Tom Xander (Nero) e Geraldine Chaplin (Lúcia) em entrevista coletiva em 20/02/2023

FIRST SHOWING

O absurdo deste filme está fora do mapa; é maluco e caprichoso, ao mesmo tempo, ousado e desequilibrado, ousado em seus protestos, absurdo em suas intenções, mas intelectualmente carregado e rebelde. Mesmo que você não goste muito do filme, é difícil não admirar o que Schwentke está tentando fazer. (…) Por outro lado, o filme também beira o odioso em sua espirituosidade lúdica, com uma performance de uma das peças icônicas de Sêneca ("Tiestes") como o destaque deste kitsch - apresentando personagens e cenários que parecem vir direto do depósito de um museu de arte moderna.

The absurdity of this film is off the charts; it's wacky and whimsical, while also daring and unhinged, bold in its protestations, absurd in its intentions, yet intellectually charged and rebellious. Even if you don't much like the film, it's hard not to admire what Schwentke is trying to do here. (…) On the other hand, the film is also borderline obnoxious in its witty playfulness, with a performance of one of Seneca's iconic plays ("Thyestes") as the highlight of this kitsch – featuring characters and sets that seem to come straight from a modern art museum's warehouse.

SCREEN DAILY

Malkovich não é de forma alguma o único ator no filme que opta por um estilo de atuação grotescamente exagerado, um estilo que encontra eco na lente de câmera olho de peixe [efeito de grande angular]. É uma experiência de visualização tão desconfortável quanto as veias abertas de Sêneca e a tentativa equivocada de se cozinhar vivo em uma banheira cheia de água escaldante.

Malkovich is by no means the only actor here who opts for a grotesquely overblown performance style, a style which is echoed by the distorting fisheye camera lens. It’s a viewing experience that is every bit as uncomfortable as Seneca’s sliced-open veins and misguided attempt to cook himself alive in a bath full of scalding water.

cena do filme Sêneca

Sobre a estética do filme, o diretor comentou na entrevista coletiva:

"Tento encontrar uma forma específica para o conteúdo sempre que faço um filme, e me pareceu que um filme sobre um ser humano tão teatral e cuja vida é tão performática seria uma boa opção tornar o próprio filme muito teatral também. Construímos uma passarela basicamente dentro da casa para ele desfilar pra lá e pra cá. Nós fomos bem longe para deixar isso claro. Parecia que, para alguém que transformou sua vida e sua morte em uma performance, seria uma boa maneira de contar a história".

I try to find a specific form for the content whenever I make a film, and it seemed to me that a film about a human being who is so theatrical and whose life is so performative it would be a good fit to make the film itself very theatrical as well. We built a catwalk basically in the house for him to prance up and down. We took it pretty far to make our point. It seemed like for someone who turned his life and death into a performance that would be a good way to tell the story.


Comentários

Postar um comentário