AGENDA MARÇO – SÃO PAULO

Sísifos


Novidade, o FarOFFa, também chamado Circuito Paralelo de Artes de São Paulo, acontece entre 10 e 15 de março, lado a lado com a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) e da MITbr, que foca no teatro brasileiro. Não é concorrência, apenas um circuito adicional para teatro, performance e dança nacionais na modalidade pague-quanto-puder. A programação é ampla e distribuída pela cidade. 

Veja tudo aqui.

Para o blog, selecionei quatro peças. 

A IRA DE NARCISO
Texto do franco-uruguaio Sergio Blanco, em cartaz desde 2018. Se não viu, sugiro ver, mas antes leia meu comentário já que não se trata propriamente do mito de Narciso recontado. Blanco é um dramaturgo da autoficção.   

MEDUSA EM CONSERTO
Uma versão de “Medusa concreta”, peça de 2018, sobre a qual escrevi quando estava em processo e que vi numa programação especial do Sesc Bom Retiro, mas sobre a qual – infelizmente – não escrevi, só postei estas fotos no Instagram.



Trata-se de um espetáculo originalmente de rua que coloca em xeque a violência contra a mulher, violência que Medusa sofreu e pela qual ainda foi punida, na versão de Ovídio. O espetáculo é acompanhado de música ao vivo. A versão “em conserto” (com “s” mesmo) está cortada pela metade: de 120 para 60 minutos. Mas, como vai ser encenada na área de convivência da Oficina Cultural Oswald de Andrade, deve manter a energia do espetáculo que eu assisti em 25 de maio de 2019.


SÍSIFOS
Nada a ver com o monólogo que Gregório Duvivier vem encenando, com sucesso, e que é no singular. Da Cia Candongas.

APÁTRIDAS – PARTE 1: KASSANDRA – HÉCUBA
O espetáculo se apresenta como a combinação de dois solos das personagens mitológicas.