MITsp 2020: CONTOS IMORAIS – PARTE 1: CASA MÃE


A sétima Mostra Internacional de Teatro de São Paulo acontece de 5 a 15 de março sob a direção artística de Antonio Araujo, abordando os conceitos de transbordar e transgredir. Mais uma vez, traz um recorte da cena contemporânea internacional, oportunidade que costuma ser inédita para a maior parte do seu público. Também são encenados espetáculos nacionais numa plataforma que propõe a internacionalização da produção brasileira.

O espetáculo “Gota D’Água {Preta}, dirigido por Jé Oliveira, do qual já tratei aqui, será apresentado em 11 de março no Sesi da avenida Paulista. As reservas de ingressos têm que ser feitas no primeiro minuto, às 17 horas desta quarta-feira (12). O Sesi requer um cadastro. Melhor fazer antes.

Até onde consegui me inteirar, o único espetáculo internacional que ao menos alude à cultura da Antiguidade é “Contos Imorais – Parte 1: Casa Mãe”, da diretora e performer Phia Ménard. O espetáculo foi concebido para a 14ª edição da Documenta de Kassel, na Alemanha, em 2017.

A performance parte dos temas propostos pela exposição de arte contemporânea – centro e periferia – para refletir sobre identidade na Europa, estabelecendo um paralelo entre o rico norte e a crise grega, entre Kassel e Atenas. Segundo o material de divulgação disponibilizado pela MITsp, “sobre o palco, vestida como uma deusa grega futurista, a artista se põe a construir uma estrutura de papelão: ela remonta ao Plano Marshall (que pretendia reerguer a Europa do pós-guerra), fazendo gestos repetitivos e robóticos nesse esforço de criar uma casa para o continente e seus desabrigados, seus refugiados”.



A estrutura montada no palco retoma a arquitetura do templo ateniense de Tesseion. Mas é uma estrutura que não se sustenta. O desmantelamento tem a ver também com ruptura de fronteiras artísticas e de gênero (genre & gender).



A francesa Phia Ménard esteve também no Festival de Avignon em 2018. 

Ela se apresenta no Sesc Pinheiros nos dias 6, 7 e 8 de março. Os ingressos estarão à venda online a partir das 17 horas desta quarta-feira.

Um trecho pequeníssimo do espetáculo pode ser visto no site da MITsp.