Medusa Concreta

 
                                                        
post atualizado em outubro de 2020

A trupe Cia Les Commediens Tropicales deu início aos trabalhos para a elaboração de uma nova peça baseada no mito de Medusa, a partir da versão de Ovídio, autor latino do século I a.C..

O espetáculo integra o projeto “Medusa.concreta”, contemplado na 30ª edição da lei de fomento ao teatro da cidade de São Paulo (2017). Além de reencenar parte do repertório da companhia (“Mauser de garagem”; “Baal.material”), o projeto inclui a construção de um espetáculo novo, que será “Medusa concreta”, uma comédia de teatro de rua, com estreia prevista para o segundo semestre de 2018.

A escolha do mito de Medusa decorreu do contato com um texto de 2014 de Amanda Beatriz, membro das Blogueiras Negras: "Revelando o significado oculto: o mito da Medusa e a cultura do estupro" (o link não está mais ativo e não foi possível localizar o texto).

“A gente chegou à história da Medusa através desse texto, e a partir daí a gente começou a falar sobre mito. [...] E começamos a ver como a mitologia é formadora de modos de vida, de pensamento social. [...] A gente quer trazer essa Medusa para São Paulo, para os nossos tempos, para a inquietação quotidiana”, relata a atriz Paula Mirham.

A versão de Ovídio do mito, nos versos finais (765-800) do livro IV das “Metamorfoses”, relata Medusa como vítima de estupro por Netuno, porém, condenada por Minerva a ter sua cabeleira de serpentes e a petrificar quem a olhasse diretamente. A fala de Perseu, assassino de Medusa, traduzida por Raimundo de Carvalho: 


Na etapa inicial do trabalho, a Cia Les Commediens Tropicales organizou uma série de quatro conversas com pesquisadoras para abordar a chamada “culpabilização da vítima”.


Veja vídeos das palestras

Beatriz Perrone Moisés: "O mito grego e o mito brasileiro" (22.03.2018) 
Helena Vieira: "O mito e o gênero" (27.03.2018)
Suzane Jardim: “O mito e o feminicídio” (24.04.18)  
Maria Rita Khel: “O mito e o ressentimento” (27.04.18).

MEDUSA IN CONSERTO
Uma versão de “Medusa concreta”, reduzida de 120 para 60 minutos e batizada “Medusa in conserto” (com “s” mesmo), foi encenada em março de 2020 na área de convivência da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, e pode ser vista aqui. Eu vi a peça integral em 25 de maio de 2019, numa programação especial do Sesc Bom Retiro. Veja mais sobre a produção teatral brasileira aqui.

Renata Cazarini