CADERNO DE NOTAS TRISTES

Cia Dos à Deux

CLOWNS DE SHAKESPEARE – Espetáculo: Abrazo 
Nota publicada em 9 de setembro de 2019

No último sábado, dia 7 de setembro de 2019, após haver realizado a primeira apresentação do espetáculo Abrazo na Caixa Cultural Recife, fomos surpreendidos com o cancelamento da segunda sessão do dia, assim como das demais apresentações que seriam realizadas no dia seguinte.

Nesta segunda-feira recebemos um comunicado oficial da Caixa Econômica Federal informando a rescisão do contrato relativo ao restante desta temporada, que se estenderia até o próximo domingo, 15 de setembro, sob a genérica alegação de descumprimento contratual.

Nenhum esclarecimento adicional nos foi dado, o que nos moveu a solicitar da Caixa o parecer jurídico e a decisão administrativa relativos a essa rescisão, com detalhamento para que possamos analisar e nos posicionar apropriadamente sobre o caso.

Até o momento estamos perplexos diante dessa atitude, uma vez que não reconhecemos qualquer indício de infração que pudesse ter sido eventualmente cometida, pois cumprimos com tudo que estava contratualmente previsto.

O contrato de patrocínio celebrado com a Caixa decorreu de edital no qual se habilitou e foi selecionado o Grupo Clowns de Shakespeare, dentro das normas legais de seleção de projetos.

Esperamos que essa justificativa, genérica e lacônica, seja esclarecida pela Caixa, de forma a possibilitar ao grupo defender-se de tal alegação.

Agradecemos o apoio maciço que estamos recebendo de diversos setores da sociedade, e voltaremos a nos pronunciar tão logo a nossa solicitação de esclarecimentos seja atendida pela Caixa.


CIA DOS À DEUX – Espetáculo: GRITOS
Nota publicada em 17 de setembro de 2019

A Cia Dos à Deux informa que, após reuniões com representantes da Caixa Cultural realizadas nesta segunda-feira, 16 de setembro, confirmou-se que o projeto CIA DOS À DEUX EM REPERTÓRIO será realizado na Caixa Cultural de Brasília conforme a seguinte configuração: apresentação do espetáculo AUX PIEDS DE LA LETTRE em quatro sessões, de quinta a sábado (19 a 21 de setembro), às 20h, e domingo (22 de setembro), às 19h; realização do workshop O Corpo Poético (sexta e sábado, das 13h às 17h – dois dias, quatro horas por dia, totalizando oito horas); realização da palestra A Utopia da Pesquisa com a Cia Dos à Deux (com duração de duas horas). Infelizmente, em que pese o empenho dos representantes da Caixa Cultural, não foi possível realizar o projeto na configuração originalmente planejada, que incluía o espetáculo GRITOS. 

A Cia Dos à Deux reitera o seu compromisso com a liberdade de expressão e afirma que continuará lutando contra toda forma de censura, seja ela velada ou explícita.



AQUELA CIA – Espetáculo: Caranguejo Overdrive
Nota publicada em 1º de outubro de 2019

Há três meses fomos convidados pelos produtores da mostra CCBB – 30 anos de Cias., para apresentar duas peças de nosso repertório, “Caranguejo Overdrive” e “Guanabara Canibal”. Logo nesse primeiro contato foi-nos informado a importância da realização de mais de uma peça configurando assim um repertório artístico a ser apresentado para o público.

Muito nos entusiasmou o convite justamente por estar associado a artistas e grupos que tanto admiramos celebrando o aniversário de uma instituição com a importância histórica do CCBB, que há décadas fomenta trabalhos artísticos de qualidade e o acesso democrático à arte.

“Caranguejo Overdrive” e “Guanabara Canibal” foram programados para o encerramento da Mostra, com apresentações nos dias 9 e 10 e 12, 13 e 14 de outubro, respectivamente, tendo sido amplamente divulgado por diferentes meios de comunicação e mídias sociais.

No último sábado, dia 28 de setembro, ou seja, com pouco mais de dez dias antes da primeira apresentação, já com a pré-produção de ambos espetáculos em andamento, fomos informados que “Caranguejo Overdrive” havia sido excluído da Mostra sem nenhuma justificativa técnica que embasasse esse cancelamento unilateral. Esperamos que a instituição possa expor os motivos que a levaram a determinar “Caranguejo Overdrive” impróprio para a mostra.

“Caranguejo Overdrive” estreou em 2015 tendo recebido os prêmios Shell de Melhor Autor, Melhor Diretor e Melhor Atriz; Cesgranrio de Melhor Autor e Melhor Diretor; APTR de Melhor Autor, Melhor Diretor e Melhor Atriz e Questão de Crítica de Direção, Atriz e Direção Musical. A peça foi apresentada em quase todos estados do Brasil, nos principais festivais do país e em festivais internacionais totalizando mais de 200 apresentações. O espetáculo finalizará no próximo domingo (6/10) sua sexta temporada no Rio de Janeiro sempre com lotação esgotada e com um grande número de pessoas que ainda deseja assisti-lo. Sendo assim, mais do que a frustração de sermos impedidos de apresentar a peça para o público do CCBB, nos causa preocupação a forma como esse cancelamento se deu.

Infelizmente situações como essa vêm se tornando cada vez mais recorrentes nas instituições de cultura do Brasil e, mais especificamente, no contexto de celebração de uma instituição do porte do CCBB, só poderíamos manifestar o nosso pesar. Acreditamos que as instituições culturais públicas devem fazer jus a pluralidade da sociedade brasileira, e não simplesmente acatar a um dirigismo. Gostaríamos também de manifestar, mais uma vez, nossa solidariedade aos artistas e grupos que nos últimos tempos vêm sofrendo com atitudes unilaterais e perseguições.

Para o público do CCBB que havia se programado de nos assistir no Mostra CCBB - 30 anos de Cias. gostaríamos de informar que “Caranguejo Overdrive” continua em cartaz até o dia 6 de outubro, no ECM Sergio Porto, sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h.
Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2019.

Aquela Cia de Teatro

Marco André Nunes
Pedro Kosovski
Gabi Gonçalves