FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA [26.03 – 07.04.19]
Algumas peças baseadas nas tragédias gregas da Antiguidade foram encenadas na primeira semana da 28ª edição do Festival de Teatro de Curitiba.
Na mostra oficial, o espetáculo FEDRA:
Inspirado em “Amor de Fedra”, de Sarah Kane, pesquisas da Wikipédia e “comentários da internet”, a necessidade da reinterpretação do mito se torna mais urgente em tempos mais curtos. Dia do aniversário de Hipólito. Uma celebração. Uma fricção de linguagens. Uma família que interpreta repetidas colisões através do tempo (Divulgação).
Temporada: 27-28.03.19
Local: Casa Hoffman (Curitiba-PR)
Duração: 60 min
Assistido em: 27.03.19
Comentário
O espetáculo da Setra Companhia, sediada em Curitiba, cumpre temporada no TEUNI, o espaço do Teatro Experimental da UFPR, desde 15 de março até 14 de abril, interrompida apenas pelo Festival.
O título alongado do espetáculo – “Fedra em o fantástico mundo de Hipólito” – indica o que aguardar. Há muito de fantástico. Mas não basta. Se não conhecer o texto da dramaturga britânica Sarah Kane, o espectador dificilmente consegue localizar a personagem Strofe (atriz Rubia Romani), central nessa montagem.
Strofe é filha de Fedra cumprindo a função de “ama”, característica do teatro da Antiguidade. Embora importante no texto inglês, ela ganha ainda mais projeção na versão da Setra, apresentada sistematicamente como a irmãzinha de Hipólito, deixando escapar muito da total dimensão da personagem.
Maikon K, performer curitibano que chegou a ser detido pela magnífica criação “DNA de DAN”, é Hipólito que se aproxima sem alcançar tudo o que é o Hipólito de Sarah Kane.
O espetáculo da Setra assimila uma Ariadne, sem necessidade. É uma montagem que toma o rumo do grotesco da autora de “Phaedra’s Love”. Bastaria ter ficado com esse texto.
Na mostra Fringe, o espetáculo ANTÍGONA & AGORA:
Um diálogo metonímico e inacabado entre duas mulheres, o mito de Antígona e o inexorável Agora. Roteiro bricolado da "Antígona", de Sófocles, e dos "Pequenos Monólogos para Mulheres", de Afonso Nilson (Divulgação).
Temporada: 27.03-30.03.19
Local: TEUNI (Curitiba-PR)
Duração: 60 min
Assistido em: 28.03.19
Comentário
Quando o grupo Boca de Cena, de Ipatinga, interior de Minas Gerais, toma o texto sofocliano como base para uma montagem atualizada de “Antígona”, arrisca-se demais diante de tantas encenações recentes, e fica muito aquém da expectativa que gera no público.
A bricolagem não chega a constituir uma peça nova. A oscilação de Antígona e Ismene entre passado e presente não é efetiva. No cenário, exibir uma caveira é redundante. A performance musical é até certo ponto incômoda.
Na mostra Feijão Tropeiro, o espetáculo AMA:
Depois de muito tempo, desde a última vez que Jinga e Ama organizaram um pagode juntas no Morro da Costa do Ouro, as personagens se reencontram. O retorno à Costa do Ouro parece ser como um respiro de energias e lembranças daquilo que se é e que não pode ser esquecido (Divulgação).
Temporada: 29-31.03.19
Local: Memorial de Curitiba (Curitiba-PR)
Duração: 70 min
Assistido em: 30.03.19
Comentário
A Companhia Espaço Preto, de Belo Horizonte, trouxe para Curitiba uma versão de “Medeia”, inspirada no texto “Além do rio”, de Agostinho Olavo.
A montagem atualiza o texto, apresentando a Ama que dá título à peça como um homossexual negro cabeleireiro que recebe em seu salão Jinga/Medeia, agora resgatando sua identidade de liderança negra feminina na periferia depois de se ver abandonada pelo policial branco Jasão, que nunca aparece na peça.
A montagem a que assisti aproveitou o espaço do palco para acomodar a pequena plateia dentro do salão de beleza da Ama. Foi o trabalho de conclusão de curso de Teatro na UFMG do ator Anderson Ferreira, que interpreta a Ama. Leia aqui um artigo acadêmico da autoria dele sobre a peça.
Ainda nesta semana no Festival:
“ODISSEIA” da Cia. Hiato
O espetáculo “Odisseia”, da Cia. Hiato, faz curtíssima temporada no festival.
Temporada: 04-05.04.2019
Duração: 4:30 horas, com dois intervalos
Local: SEPT – Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Curitiba-PR)