AGENDA: ABRIL 2024
Foto: Sarah Ferreira |
BASH
Local: Teatro
Elevador – Rua Treze de maio, 222, Bela Vista, São Paulo
Temporada: 13
de abril a 12 de maio, sábados e domingos às 19h
Ingressos: inteira R$ 60; meia R$ 30
Duração: 170 min. (intervalo de 10 min.)
Ficha técnica
Texto: Neil LaBute
Direção: Fernando Vilela
Elenco: Filipe Augusto, Júlia Caterina, Fernando Vilela, Malú Lomando
Preparação vocal: Malú Lomando
Direção de arte: Fernando Vilela
Luz: Ariel Rodrigues
Realização: Fresta
Sinopse
Composta por três cenas, Bash é um mosaico
daquilo que é mais abafado e reprimido dentro de nós e que explode à superfície
de maneira furiosa. Um homem conta como a morte da sua filha pôde lhe garantir
a permanência no emprego. Um casal universitário rememora o aniversário de
namoro em uma viagem especial até que um evento violentamente inesperado
acontece. E uma mulher relata como foi seduzida pelo seu professor na época da
escola e como isso lhe rendeu uma série de consequências descomunais até
resultar na mais drástica entre todas. (Divulgação)
Nota Bene
A dramaturgia de 1999 do autor estadunidense estabelece diálogo com as conhecidas tragédias de Eurípides Ifigênia em Áulis e Medeia. O enredo da primeira dá o contexto da cena 1, intitulada Ifigênia em Orem, já o da segunda, o da cena 3, Medea Redux. O diretor brasileiro diz que tudo está nas tragédias: “Nossos desejos, nossos ímpetos, nossos entraves, nossas desmedidas, nossas insistências. As consequências delas. Tudo”. A montagem dialoga com questões urgentes como a violência de gênero, a ascensão do conservadorismo e os privilégios da branquitude.
Foto: Sérgio Silva |
TAMBÉM
GUARDAMOS PEDRAS AQUI
Temporada: 26 de abril a 18 de maio, sextas e sábados às 20h
Local: Sesc
Vila Mariana, São Paulo
Ingressos: credencial
plena R$12; meia R$20; inteira R$40
Classificação: 16 anos
Duração: aprox.50
min.
Ficha
Técnica
Spoken
word: Luiza Romão
Direção
e direção musical: Eugênio Lima
Produção
executiva: Iramaia Gongora
Iluminação: Matheus
Brant
Figurino: Claudia
Schapira
Videografia
e pesquisa imagética: Vic Von Poser
Sinopse
O monólogo, adaptação do livro de poemas homônimo, faz uma
releitura da Ilíada, de Homero, do ponto de vista feminista. Através do Spoken
Word, Luiza Romão desmonta Troia, pedra após pedra, herói após herói, para
jogar luz à violência fundante da literatura ocidental, em especial, contra a
mulher. (divulgação)
Nota Bene
Quem não conhece o premiado livro de Luiza Romão? Depois do
lançamento em julho de 2021, recebeu o Jabuti e tem circulado pelo mundo em
traduções pro espanhol, pro francês. Poeta e atriz, Luiza é slammer e,
desde sempre, Também guardamos pedras aqui está vocacionado para a performance.
Veja o que escrevi em agosto de 2021 sobre essa joia literária e dá uma
espiadinha lá na Luiza falando seus poemas. Agora tem uma temporada inteira.
Não perde, não.
Excelente trabalho de apresentação e divulgação. Uma pena que as peças acontecerão em São Paulo.
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