Por que encenar "Medeia" de novo?

 Cantora e atriz Assucena – foto de Angélica Goudinho

Deve ter muita gente se perguntando isso, principalmente quem acompanha o blog e tem visto a frequência absurda com que esse mito ganha os palcos e chegou às telinhas durante o isolamento da pandemia de covid-19.

E será que dá pra responder a essa pergunta?

Duas dramaturgas produziram, no Brasil e na Holanda, em 2016, textos sobre o mito de Medeia para hoje: Mata teu pai (2017), da brasileira Grace Passô, e Eu não vou fazer Medeia (2022), da holandesa Magne van den Berg, tradução de Jonathan Andrade, ambos editados pela Cobogó, ambos premiados nos seus respectivos países.

Acontece que dá pra ouvir a voz de Medeia, a princesa chamada “bárbara, feiticeira, assassina”, em cada pessoa que se identifica como mulher. Isso não foi só ontem. Não é só hoje. Será sempre.

Nessas dramaturgias recentes, a peça grega canônica de Eurípides remanesce em duas personagens emblemáticas: a protagonista, que dá nome à tragédia, e o Coro. Não têm voz nem Jasão nem Creonte nem Egeu.

Essa Medeia, sujeito trágico maleável, é uma expatriada no Brasil e uma atriz apartada na Holanda. Daí que um grito do tipo “eu, afinal” se encaixe tão bem nos dois enredos. Tudo indica que já chega de a mulher ceder sempre em favor do bem-estar coletivo.

Mas, se refletirmos melhor sobre o que diz Medeia desde sempre, é esse mesmo grito: “Basta!” E fica a pergunta sem resposta: “Será que tem alguém ouvindo?”

Agora, vamos ao espetáculo.

Assucena, no Espaço Cênico, no final do espetáculo de estreia.

Mata teu pai (ópera-balada)


Mito: Medeia
Dramaturgia: Grace Passô
Direção: Inez Viana
Elenco: Assucena (Medeia), Eme Barbassa, Joana dos Santos, Warley Noua (vizinhas), com participação especial de Aivan.
Composições originais: Vidal Assis
Direção musical e trilha ao vivo: Barulhista
Interlocução artística: Fabiano Dadado de Freitas
Iluminação: Sarah Salgado
Cenário: Ailton Barros
Figurino: Kleber Montanheiro
60 min.
17 ago. a 9 set. 2022 – ter. a sex. 20h30
Sesc Pompeia – Espaço Cênico
Ingressos
Visto em 17 ago. 2022 (estreia)
Fotos da estreia: @renatateixeira.site

Sinopse

Segunda versão da trilogia do espetáculo “Mata teu pai”, de Grace Passô, agora no formato de ópera-balada, onde a protagonista, Medeia, será interpretada por uma mulher trans, a cantora e atriz Assucena, e será acompanhada por um coro de mulheres trans e travestis. (divulgação)

COMENTÁRIO

É pra ser underground, entenda bem. O Espaço Cênico (não o palco principal de duas faces) do Sesc Pompeia, na capital paulista, se presta a muitas configurações. A de agora desmonta a concepção do palco italiano por completo (foto acima) e põe a encenação nos envolvendo, o público, seis dezenas de gente só – e, por isso, melhor correr e comprar o ingresso, porque tá se esgotando.

Fico pensando se novas temporadas respeitarão o ambiente underground que vai bem com esta montagem do texto de Grace Passô como “ópera-balada”, embora eu não saiba muito bem o que isso quer dizer. A divulgação informa que o termo surgiu na Inglaterra do século 18, satirizando as convenções da ópera-ópera por meio de melodias de estilo popular.


A cantora baiana Assucena, na estreia.

Ah, sim! Faz sentido. A voz da cantora baiana Assucena, mulher trans, é sedutora – maviosa, diriam alguns – e executa com competência as baladas de @vidal.assis, que enxertam no espetáculo um tom mais de drama e menos de tragédia. Como é ópera, a dramaturgia se torna um libreto com onze movimentos.

Isso é bem diferente do que acontecia na peça que tinha a atriz e comediante Debora Lamm como protagonista. Muito se falou sobre essa montagem, que eu vi mais de uma vez e sobre a qual escrevi aqui. A produção de 2017 era teatro-teatro. Agora, a encenadora Inez Viana realiza a segunda produção do seu projeto de trilogia, que ainda terá Mata teu pai como um espetáculo de dança, com coreografia de Cristina Moura. Sugiro tomar as produções como um tríptico: uma ao lado da outra fará todo o sentido.

A própria Inez Viana dá a deixa quando diz no programa: “Mata teu pai segue se expandindo... Me surpreendo com o ecoar desse discurso ganhando renovados sentidos, com novos corpos se apropriando dele, nos mostrando inéditas formas de exílio e acolhimento”.

Talvez, dos muitos méritos do texto de Grace Passô, o maior seja o de ter abraçado a persistente situação de exílio, no mais amplo sentido, de toda pessoa que se identifique como mulher: seus peitos estão sempre cheios de leite e de sangue. É inevitável a imagem de Marília Pêra no Pixote (1980), filme de Hector Babenco (1946-2016).


Marília Pera (1943-2015) e Fernando Ramos da Silva (1967-1987)

Haverá sempre novos corpos se apropriando de Medeia e de suas crias.

Está aí, é claro, a perenidade dos mitos (a mitologia clássica é apenas a mais difundida no Ocidente).

Está aí, com certeza, o porquê de continuarmos a ler, reler, ver, ouvir, relerverouvir os mitos, Medeia, Passô.

Se entende o que eu digo, entenderá a força de um Coro como o dessa ópera-balada, como já havia sido tremenda a força do Coro das Meninas da Gambôa. Interessa notar que também elas se assumem Medeia por vezes. O texto de Passô fica ecoando no efeito jogral. 

Medeia ecoa por eras e corpos.

Coro, da esq.: @emebarbassa @assucenaassucena @warleynoua @joana.viuvanegra @aivan.oficial

RESENHA SEM COMPROMISSO

Eu não vou fazer Medeia

Por Magne van den Berg

ATRIZ
                                não tem medeia esta noite
                                exatamente como o título dessa crítica de ontem
                                não é medeia
                                a atuação da atriz
                                não é medeia
                                mas o que a minha atuação era
                                ele não disse
                                ele não teve espaço suficiente para isso
                                não teve palavras para isso
                                uma minicrítica
                                mas não é por isso
                                que eu estou indo embora agora
                                eu já tive tantas críticas ruins na minha vida
                                tanto bem escritas como mal escritas
                                não é por isso
                                isso você supera
                                cada vez mais rápido na verdade
                                sou eu
                                só eu
                                que quero ir embora daqui
                                (2022, p. 28)

E agora você vai dizer que o que eu digo que é Medeia não é Medeia. Mas é. Medeia não é só um argumento pra essa dramaturgia. É Medeia ela mesma.


ATRIZ
                                eu a amei
                                a personagem
                                a transformação
                                do sofrimento e da dor
                                as explosões de raiva e sua vingança
                                o papel não era para mim na verdade
                                e mesmo assim caiu como uma luva
                                eu não sou uma atriz de tragédias
                                mas eu pude me identificar completamente com ela
                                tão abandonada
                                tão rejeitada
                                tão humilhada
                                e então estragar a parte mais bonita de si
                                a coisa mais doce que tinha completamente destruída
                                os pilares que sustentavam sua existência quebrados
                                por vingança
                                vingança não é uma coisa que eu consideraria
                                mas eu a compreendo
                                o desejo de matar
                                querendo matar a coisa mais bonita
                                porque a coisa mais bonita em você foi morta
                                o amor
                                a dedicação
                                o compromisso total
                                sem dúvida
                                sem rede de proteção
                                mas tudo isso
                                tudo por amor
                                um homem uma profissão uma criança
                                (2022, pp. 41-42)

Medeia atravessa corpos que sobem no tablado. Não se trata tanto de vingança, bem mais de defesa. Melhor até, de sobrevivência. O Coro, sozinho em cena, lamenta-se de não ter agido para evitar o ocorrido.

 
CORO
                                ela partiu
                                saiu pela porta
                                na direção oposta à do público que começava a chegar
                                voltou para casa
                                e está sentada lá agora
                                encostada na fachada
                                ainda quente do sol
                                contemplando
                                ela não sabe o que sentir
                                ou como ela se sente
                                ela não sente nada
                                nenhum alívio
                                e nenhum arrependimento
                                não tem nenhum arrependimento
                                nenhum arrependimento e nenhuma incerteza
                                nenhuma culpa e nenhum vestígio de dúvida
                                (2022, pp. 50-51)

Você enxerga a reconfiguração do deus ex machina que eu enxergo? Sublime!

Se eu disser mais, será demais para uma RESENHA SEM COMPROMISSO. Digo apenas que o autor da minicrítica não entendeu nada. Você, sim. Espero.

Renata Cazarini

Grace Passô lendo um trecho de Mata teu pai.

O programa de Mata teu pai – Ópera-balada em PDF.


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