CASSANDRA WE HAVE A PROBLEM
Mito: Cassandra, profetisa desacreditada
Criação: Paula Carrara, Carlos Canhameiro, Renan Marcondes, Daniel Gonzalez
Elenco: Paula Carrara (Cassandra); Christian Piana (Apolo)
Temporada: 6 e 7 maio 2021
Plataforma: Zoom (Sympla)
Duração: 60 min.
Visto em 6 e 7 mai.2021
Transmissão da Itália
‘Cassandra, we have a problem’ é a performance solo de uma mulher em seu próprio banheiro. Cassandra é bárbara, filha de um país exótico; estrangeira, amaldiçoada com o dom da profecia - e nada do que ela diz é crível. O banheiro - ambiente íntimo, sujo e desconfortável - se torna o espaço de convite à escuta e de exploração da linguagem, seja como índice do pensamento, seja como materialidade visual e sonora. A palavra em cena aparece em mais de uma língua (português, italiano e inglês) e ora se apresenta como fala, ora como imagem e ora como canção. (Divulgação)
Comentário
Tudo se passa em um banheiro minúsculo. Espaço preenchido com as palavras de Cassandra, a vate desacreditada por Apolo, um sujeito fã de cigarro e espumante, fetichizado num vídeo PB. O caraoquê é recorrente.
Esse deus Apolo lançou uma maldição depois da rejeição que sofreu de Cassandra: tornou os homens surdos à voz das mulheres. É em torno da necessidade de assegurar essa voz que gira essa performance solo. O início é fortíssimo, com Paula Carrara repetindo exaustivamente um texto que interroga o que é a voz e qual a força da voz, com respostas de caráter científico para cada uma das perguntas.
O texto alude à mitologia de Cassandra, Troia, Agamêmnon para questionar as raízes clássicas e a tradição que fala de uma civilização ocidental. Acho que o discurso se perde em meio às ações que ocorrem no espaço aflitivo, que parece impor sempre obstáculos aos movimentos, e talvez seja justamente esse constante impeditivo o melhor desta versão online de Cassandra.
Veja outras atrizes em solos de Cassandra aqui e aqui.
Não encontrei um registro audiovisual da performance que vi. Por outro lado, há algum material na internet sobre o processo de desenvolvimento do projeto nos últimos anos.
Um site da atriz.
Um blog do espetáculo.
Um vídeo (11 min) de uma versão chamada “Cassandra, a voice to find”.
Fica o registro.
Renata Cazarini
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