PRÊMIOS NA MIRA


Dois dos últimos posts que publiquei em 2021 tratam de peças que concorrem agora a prêmios: um, nacional; outro, internacional.


A Cia. Nova de Teatro, celebrando no ano passado duas décadas de existência, levou ao palco e às telas a peça “Apátridas”, que será apresentada ao público europeu nos dias 30 e 31 de março, em Milão, concorrendo ao prêmio internacional do Spazio Teatro No’hma, denominado “Il teatro nudo”.


Batizada em italiano de “Senza patria”, a divulgação por lá destaca que a trupe brasileira recorre a figuras mitológicas para levar à reflexão acerca dos significados das crises atuais: “I protagonisti di APÁTRIDAS, personaggi mitici dell'antichità, sono portati in zone di confine, in luoghi di passaggio, rendendoli testimoni delle voci dei rifugiati, degli apolidi costretti all'ignoto nel tentativo di cambiare il corso della loro vita”.


Conforme o material de divulgação no Brasil, inspirada nas personagens Kassandra, Hécuba, Prometeu e Hércules, a peça tem como enfoque as crises humanas, os fluxos migratórios, a devastação do território dos povos originários e a africanidade. Estruturada em solos que se interconectam, os personagens tencionam questões sobre identidade e não pertencimento. 


Eu só pude ver on-line. Veja o que escrevi aqui.


Algumas das peças de produção não italiana encenadas na 13ª edição do prêmio podem ser vistas no canal do YouTube.


Evana Jeyssan em Gota d’água


No Brasil, o Prêmio Braskem de Teatro ampliou o alcance nesta 28ª edição, avaliando as produções inéditas on-line de todo o estado da Bahia entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, o que ultrapassou 100 espetáculos. Entre os finalistas de teatro adulto está “Gota D’água”, a famosa dramaturgia de Paulo Pontes e Chico Buarque, na montagem da Cia. Baiana de Teatro Brasileiro. A peça-filme também concorre pela direção de Vinícius Lírio, direção de fotografia de Gabriel da Conceição Teixeira e na categoria atriz com Evana Jeyssan no papel de Joana/Medeia.


A peça conta com uma dupla de atuantes num canteiro de obras, num trabalho que o material de divulgação chama de “híbrido entre teatro e audiovisual”, transitando entre a dança e o teatro. Eu vi e comentei aqui, incluindo vários prints de tela.


Printscreen: Antígona

Ainda não foi divulgada a data da premiação, mas na lista de candidatos na categoria Revelação está a direção de Hyago Matos de uma “Antígona”, que é possível ver no YouTube (30 minutos). O audiovisual integrou a Mostra on-line de teatro Cena Aberta, realizada pelos estudantes do curso de direção teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi exibido em 8 de junho de 2021.


Para saber dos demais finalistas, leia matéria no jornal A tarde, de Salvador (BA).

Comentários