KALLÍNIKOS ZELIA


Estátua da Deusa Palas Atena em frente à Academia de Atenas, Grécia 

Nos últimos anos da primeira metade da década de 70, fui aluno de Literatura Latina da Profa. Dra. Zelia de Almeida Cardoso. Inesquecíveis a avassaladora serenidade irradiada dos olhos indefiníveis para mim entre verdes e azuis, e a discreta ironia quase imperceptível com que se analisava a motivação supersticiosa do comportamento das personagens de Plauto.

Ao longo da década de 90 e seguintes, fui colega da Profa. Dra. Zelia de Almeida Cardoso no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas. Logo de início e em condições adversas e involuntárias guindado a coordenador do Programa, constatei e verifiquei que, de todos os meus conhecidos, ninguém estava mais próximo e participava mais da Deusa Palas Atenas, filha de Zeus, do que a Profa. Zelia. 

Palas Atena é a Deusa que se manifesta na sabedoria prática, no saber fazer. O seu epíteto épico é glaukôpis, traduzido “de olhos de coruja” ou “de olhos glaucos”. Walter Friedrich Otto, em seu livro Os Deuses da Grécia, explica o sentido teológico desse epíteto: glaukós (“glauco”) é o verde brilhante da folha de oliveira, do mar ou dos astros; a coruja, glaûx, em grego, se nomeia segundo o brilho do olhar; e glaukôpis descreve, pois, a argúcia do olhar que vê com clareza o fim a ser alcançado e os meios de consegui-lo. Palas Atena é uma das três Deusas virgens da mitologia grega, porque nenhuma sedução pode distraí-la, nem a afastar do fim que se propõe, nem dos meios para consegui-lo; só a vitória lhe diz respeito e lhe convém. 

Naqueles anos precários e difíceis (como soem ser todos os anos), pude salvar da desaparição o Programa e levar a bom termo a coordenação por um decênio, graças à presença prestativa da Profa. Zelia que, com avassaladora serenidade do olhar e com discreta ironia quase imperceptível, me deu todo o auxílio e todos os conselhos necessários e eficazes para tirar o pé do pântano e levar a marcha em frente. Prof. Dr. JAA Torrano (FFLCH/USP) 

(Este texto faz parte da homenagem deste blog à  Profa. Dra. Zelia de Almeida Cardoso)