A DIVINA FARSA, com Cia. LaMínima

A DIVINA FARSA, com Cia. LaMínima

Dramaturgia: Newton Moreno, Alessandro Toller e LaMínima

Direção: Sandra Coverloni

Ilustrações do programa: Laerte

Figurinos: Christiane Galvan

Elenco: Fernando Paz, Fernando Sampaio, Filipe Bregantim, Alexandre Roit, Mônica Augusto (Hera), Marina Esteves (Atena), Rebeca Jamir

Direção musical e música original: Marcelo Pellegrini

Temporada: 1º a 26 fev 2023

Local: Itaú Cultural – São Paulo

Ingressos gratuitos, retirada antecipada 

crédito: Melissa Guimarães

Sinopse

Dioniso chega ao Olimpo para reivindicar a atenção de seu pai, Zeus. Filho bastardo, encontra-se, no panteão, com deusas e deuses, no momento em que deliberam quem descerá à Terra para acudir a humanidade, mais uma vez à beira de uma crise. Apolo é escolhido e encaminhado para o circo mambembe “Olimpo”, o território do deus do teatro, Dioniso. Com seus disfarces, Dioniso enreda a trupe em estratagemas para mostrar que conhece mais a natureza dos humanos do que seu meio-irmão, Apolo. Enquanto Dioniso quer criar conflitos e alimentar o caos, surge a personagem Dandara, que carrega a novidade, a criança, a curiosidade, o questionamento, sem se deixar seduzir pelos encantos do deus. Dandara devolve para o circo a noção de questionar quem é aquele ser, desvenda a farsa e traz a sua herança: são outros valores, com muita poesia, dança, música e reflexão, além do fato de reconhecer que a mitologia grega faz parte da tradição europeia, branca colonialista.

Nota Bene

A ideia do espetáculo surgiu em 2019, a partir de uma sinopse: “um espetáculo que pretende ser uma reunião de deuses para discutir por que a humanidade deu errado”. Um dos primeiros nomes dados à peça foi “Com Dioniso não se brinca”. Não à toa, os dois deuses vão parar no circo “Olimpo”. Transitando entre o cômico e o poético, “A divina farsa” brinca o tempo todo com a ideia de que no circo cabe todo mundo e com a gangorra entre se pensar divino e se pensar humano, quem é deus e quem não é, afinal, o divino está em cada um.

O espetáculo integra o projeto “La Máxima história do LaMínima – 25 anos”, contemplado com R$ 743.933,69 pela 37ª edição do edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Veja aqui o resultado do edital de 2021. Em sala, será distribuído o programa da peça, publicação inédita com ilustrações exclusivas feitas pela cartunista Laerte.

Comentários