TRILOGIA HAMARTÍA: MITsp 2024

 
@Leontien Allemeersch

A Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, na sua nona edição, traz para o Brasil como “artista em foco” o sul-coreano Jaha Koo e sua trilogia intitulada “Hamartía” (μαρτία), o termo grego para o erro cometido pela personagem em que se assenta o enredo da tragédia clássica. Como afirma Filomena Hirata num artigo, a “falta trágica” não decorre da maldade. A essência da hamartía é a ignorância combinada com a ausência de intenção criminosa ou a falta do conhecimento necessário se decisões corretas devem ser tomadas (p.89).

Jaha Koo, nascido em 1984, ou seja, entrando agora nos 40 anos, é também compositor e videographer, e desenvolve uma prática artística performática e multimidiática. Graduado em teatro em Seul (2012), ele fez mestrado sobre teatro independente em Amsterdã (2016) e reside na Europa. Sua trilogia, que está em turnê mundial desde 2021, é a faceta asiática da proposta curatorial da MIT de apresentar “novos olhares” sobre, entre outros temas, a memória, a identidade e o colonialismo. O artista sul-coreano começou a desenvolver a trilogia em 2014.

Jaha Koo @Marie Clauzade
 
A primeira parte, denominada “Lolling and Rolling”, aborda o imperialismo linguístico, enfocando a sujeição de seus concidadãos a uma cirurgia na expectativa de pronunciarem melhor o “r” em inglês, daí o título da peça, que estreou em 2015. 45 min.

Conceito, texto, direção, música, vídeo e performance: Jaha Koo
Dramaturgia: Dries Douibi
Cenografia: Eunkyung Jeong
Orientação artística: Pol Heyvaert
Técnica: Korneel Coessens, Jan Berkmans e Bart Huybrechts
Produção: OFFICENEINOFFICE
Apoio original: DAS Theatre
Produção executiva (2021): CAMPO
Coprodução
: Kunstenfestivaldesarts

@Eunkyung Jeong

A segunda parte da trilogia, intitulada “Cuckoo”, marca de uma panela para a cocção do arroz, tem como pauta o imperialismo econômico, o isolamento e a solidão. O performer divide o palco com panelas Cuckoo falantes. Estreou em 2017. 55 min. Teaser.

Conceito, direção, texto, música e vídeo: Jaha Koo
Performance: Hana, Duri, Seri e Jaha Koo
Hacker das Cuckoo:  Idella Craddock
Cenografia e suporte digital: Eunkyung Jeong
Orientação dramatúrgica: Dries Douibi
Técnica: Korneel Coessens, Jan Berkmans e Bart Huybrechts (e Wim Clapdorp)
Produção: Kunstenwerkplaats Pianofabriek
Produção executiva: CAMPO
Coprodução: Bâtard Festival
Apoio: CAMPO, STUK, BUDA, DAS, SFAC e Noorderzon/Grand Theatre
Com o apoio
 da Flemish Community

@Leontien Allemeersch

A terceira parte, “A história do teatro ocidental coreano”, com um título cheio de ironia, é mais acentuadamente um tratamento crítico do imperialismo cultural. É uma peça de teatro documentário, incitando questões sobre a tradição teatral coreana, que estreou em 2020. 60 min. Teaser.

Conceito, texto, direção, música e vídeo: Jaha Koo
Performance: Jaha Koo, Seri e Toad
Dramaturgia: Dries Douibi
Cenografia e desenho: Eunkyung Jeong
Orientação artística: Pol Heyvaert
Técnica: Korneel Coessens, Jan Berckmans, Bart Huybrechts, Koen Goossens (e Jonas Castelijns)
Hardware hacking: Idella Craddock
Pesquisa: Eunkyung Jeong e Jaha Koo
Assistência de pesquisa: Sang Ok Kim
Entrevista: Jooyoung Koh, Kiran Kim e Kyungmi Lee
Produção
: CAMPO

O título da trilogia (teaser) reflete o tema guarda-chuva de como o passado afeta tragicamente o presente, num choque de culturas, conforme afirmam os produtores:

In the trilogy, the far-reaching imperialism of the past and present, and its sometimes unexpected personal impact, are the common thread. In his intelligent and haunting documentary theatre performances, Jaha Koo intertwines personal stories with historical, political and sociological facts. Often themes that entail a clash of Eastern and Western culture: from the cutting of tongue belts to make it in the West, to the heavy personal toll of Western interference in the macroeconomic field.

A terceira parte da trilogia estreou nos Estados Unidos no início deste mês (1-3 fev. On the Boards, Seattle). A trilogia foi encenada recentemente na Coreia do Sul (12-15 out. SPAF, Seul). A segunda parte, “Cuckoo”, passou recentemente por Londres, e bem antes, em outubro e novembro de 2022 já havia sido montada em Portugal (out. Porto, nov. Lisboa).

Agora, para ver uma, duas ou as três peças no Brasil, será preciso retirar ingressos na plataforma do Sesi. A trilogia será apresentada entre os dias 2 e 4 de março no Teatro do Sesi-SP, na Avenida Paulista. Os ingressos serão disponibilizados, gratuitamente, a partir das 8 horas do dia 26. Verifique antes a programação.

ATENÇÃO: ingressos para outros espetáculos da MITsp começam a ser vendidos nesta terça-feira (6 fev.). A programação da MITsp 2024 vai de 1º a 10 de março.

Comentários

Postar um comentário