2ª AGENDA AGOSTO 2022

 


AGAMENON 12 horas

10 a 27 agosto - 4a a sábado

Sesc Avenida Paulista - Térreo

Não precisa retirar ingressos. É só ir chegando e assistindo o quanto aguentar. Serão 12 artistas encenando o mesmo texto, do argentino Rodrigo García, entre as 10 e as 22 horas. Sobre o texto, que eu conheço, mas nunca vi encenado, falo num próximo post. É pesado. Só pra ter uma ideia do título e subtítulo da obra em espanhol: “Agamémnon. Volví del supermercado e le di una paliza a mi hijo”. O pessoal dos Artistas Unidos, lá de Portugal, que tem uma coleção de dramaturgia traduzida chamada “Livrinhos de Teatro”, traduziu assim: “Agamémnon. Vim do supermercado e dei porrada ao meu filho”. Sacou? Surra no filho. Violência doméstica. Agamêmnon...

Mais informações, aqui.

Imagem do Instagram do diretor Carlos @Canhameiro 

GOTA D’ÁGUA {PRETA} (musical)

11 a 21 agosto – 5ª a domingo

200 min.

Chance nova pra quem ainda não viu – e tem que ver! – a versão preta da Gota d’água, espetáculo da década de 1970, consagrado naquele tempo e que continua sendo reencenado. É Medeia no Brasil com o texto daquela época, mas com a elocução dos tempos atuais. Tem música composta pelo Chico Buarque e DJ no palco. Eu já vi duas vezes. Escrevi. Leia aqui.

É no Itaú Cultural, em São Paulo, com 224 lugares. Detalhes, aqui.

Reserve seu ingresso aqui. Melhor correr.


ÍTACA (circo)

12 a 14 agosto - sex., sáb., dom.

50 min

Teatro Cacilda Becker – São Paulo

Gratuito – ingressos 1 hora antes na bilheteria

Thiago Andreuccetti atua no projeto que ele concebeu e produz. Artista de circo, palhaço do Cirque du Soleil, estreou o solo em 15 de julho de 2022, no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo. Agora faz nova temporada de três dias também. Eu não vi ainda, mas vou ver. Peguei a imagem do Instagram dele @thiandreuccetti. Tanta cor! A sinopse vem assim:

Um barco chamado Ítaca, tripulado por um único, valente e pitoresco marinheiro, cruza o oceano. De repente, uma implacável tempestade muda o rumo da aventura. Barco e barqueiro, levados pela tormenta, encalham em uma ilha deserta. A luta pela sobrevivência apenas começou. Ali, a urgência da vida se traduzirá em cada gesto, cada rabugice e cada sonho. (divulgação)

A dramaturgia é de Nereu Afonso da Silva. A direção é de Luciana Viacava.

ACTÉON (ópera)

3, 4 e 5 agosto

Primeiro espetáculo do novo projeto “Ópera Fora da Caixa” do Theatro Municipal de São Paulo. Acontece na Sala do Conservatório, na Praça das Artes. A proposta é levar a ópera para espaços alternativos, ou seja, fora da caixa cênica do TMSP. A ideia é montar obras operísticas de menor porte e em formatos propícios para circulação. É pra inovar, mas recebi um recado do TMSP agradecendo que comprei o ingresso e avisando que não-pode-entrar-atrasada-não-senhora. Depois eu conto como foi. Os ingressos estão esgotados.

O libreto está temporariamente disponível para download aqui.


Comentários