SÍSIFO



Texto: Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni
Direção: Vinícius Calderoni
Elenco: Gregório Duvivier
Duração: 60 minutos
16 anos 

Temporadas
Rio de Janeiro:  09.08 a 08.09.19
Teatro Prudential

São Paulo:  13.09 a 20.10.19
Sesc Santana

O monólogo escrito por Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni teve pré-estreia no Festival de Teatro de Curitiba, em abril. [Não deu pra eu ver.]

A estreia mesmo será no Rio, no Teatro Prudential. A temporada é de um mês. Os ingressos estão à venda. 

Depois segue para São Paulo, no Sesc Santana. Os ingressos ainda não estão à venda.


São 60 cenas curtas em que Duvivier repete o percurso de subir uma rampa e saltar dela. A analogia é com a incessante tarefa de Sísifo de rolar uma pedra até o cume de uma montanha, que depois volta a escorregar, mas é também com os processos de repetição da Internet – os memes e os gifs. As cenas variam de situações coloquiais a divagações filosóficas e gags físicas, sem palavras. 

“A travessia talvez seja a grande protagonista de ‘Sísifo’. Inspirado no mito grego, o texto conecta a mitologia ao caótico mundo hiperconectado e ao Brasil dos memes. (...) Sísifo é o gif fundador da mitologia histórica, com essa ideia de eterno retorno. Percebemos como isso dava combustível para falar do momento histórico brasileiro, ao mesmo tempo em que falamos sobre travessia, sobre um trajeto que é preciso seguir. Não se chega a um novo Brasil sem passar por um Brasil distópico”. (Divulgação)


COINCIDÊNCIA 
Em Belo Horizonte, a Companhia Candongas reencena “Sísifos”, projeto de 2017.

Dramaturgia de Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi. Direção de Cláudia Henrique. O elenco é composto por Bartolozzi e Wesley Simões. 

“No processo de desenvolvimento dramatúrgico, a montagem encontra ponto de interseção nas obras ‘O Mito de Sísifo’, do filósofo francês Albert Camus, e no ‘Mito da Caverna’, de Platão, além do livro ‘1984’, de George Orwell”. (Divulgação)

Temporada: 17 a 19.07.19, no Palácio das Artes.