Teseu – uma rapsódia de momentos que não serão lembrados


Mito: Teseu 
Dramaturgia: Rafaela Penteado
Temporada: 03.10 a 08.11.2017. Terças e quartas, às 20h.
Local: Centro Cultural São Paulo | São Paulo (SP)
Direção: Fernando Nitsch
Direção Musical: Dagoberto Feliz
Elenco: Bernardo Bibancos, Bruno Camargo, Fernando Sheila Racy, Gabriel Serpa, Rebecca Catalani e Vinícius Furquim. Companhia Babuínos de Teatro.
Duração: 90min

Uma banda de garagem em crise narra a história do mitológico astro do rock, Teseu, rumo ao estrelato, levando em consideração a trajetória de pessoas que cruzaram seu caminho. (Divulgação 2017)


“TESEU – UMA RAPSÓDIA DOS MOMENTOS ESQUECIDOS” faz uma releitura do mito do “bastião da democracia de Atenas”. Na versão da Cia. Babuínos, a história é narrada por um antigo amigo do protagonista, Píritoo, a quem ele abandonou para perecer numa prisão.

Instigado pela traição sofrida, Píritoo descreve toda a ascensão de Teseu rumo ao poder, desde seu nascimento, passando pelo comando da empresa da qual era herdeiro até assumir seu lugar na política, isso tudo sem se esquecer de mostrar uma outra face do herói.

(...) A estética apresenta elementos grotescos, tais como máscaras e formas animalescas, que causam desconforto, saindo de um possível lugar habitual. A música também surge como recurso da narrativa e de forma tão potente e constante que criou-se o espaço para uma banda no palco.


Com a ajuda de Dagoberto Feliz, canções e temas são compostos pelo grupo e permeiam as cenas, funcionando como sugestão do que está por trás das ações e trajetórias dos personagens. (Texto constante do projeto submetido ao Proac - Programa de Ação Cultural, em 2016)

Temporada anterior em São Paulo entre 11.03 e 04.04.17    

Leia crítica do blog Opinião de Peso sobre o espetáculo (ainda não assistido por este blog).