TEATRO NA SEGUNDA-FEIRA – EXISTE!!!

Captura da imagem: jul. de 2024© 2025 Google

Sim, houve época em que o teatro era tão prestigiado na vida cultural e social que acontecia todos os dias da semana, inclusive às segundas, como no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), o ‘teatrinho’ de 365 lugares da rua Major Diogo, na capital paulista, que teve seu ápice na década de 1950. O prédio (foto) será uma nova unidade do Sesc SP em 2029, iniciativa ainda da gestão de Danilo Santos de Miranda (1943-2023). 

Tudo o que, por sua natureza, for excepcional – atos únicos de grandes autores teatrais ou de grandes poetas, poemas dramáticos, comédias breves, diálogos poéticos e filosóficos... – em suma, tudo o que do teatro tiver a substância, mas não a aparência, tudo o que, por mil motivos (sempre artísticos, é claro), não puder ser apresentado em espetáculos normais terá direito de cidadania no TEATRO DA SEGUNDA-FEIRA.

O excerto acima é do manifesto de lançamento do projeto, com programação que se pretendia uma iniciativa avant-garde do TBC. Vem assinado, na ordem, pelo poeta brasileiro Guilherme de Almeida (1890-1969), como consultor literário, e pelos encenadores italianos Adolfo Celi (1922-1986), como diretor artístico do TBC, e Luciano Salce (1922-1989), diretor do Teatro da Segunda-feira.

Em São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade, sempre tem uma programação teatral gratuita às segundas. Em abril, o feriado do dia 21 transfere a apresentação dessa única semana para a terça-feira. Veja abaixo:


foto de Laercio Luz

A LÍNGUA EM PEDAÇOS
Segundas-feiras, 07, 14, e 28 de abril, 19h
Terça-feira, 22 de abril, 19h
Auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos são distribuídos por ordem de chegada uma hora antes.
07 e 28 de abril, das 20h às 21h: mesa de conversa*


*Mesa de Conversa após a apresentação para discutir a mística cristã e o êxtase religioso. No dia 7, a mesa tem a mediação da escritora e dramaturga Luciana Lyra. No dia 28, da teóloga Dra. Ivone Gebara.

Nota Bene: encenada em 2015, em comemoração ao quinto centenário de nascimento de Teresa d’Ávila (1515-1582). Texto de Juan Mayorga premiado em 2013 pelo Ministério da Cultura espanhol. Direção de Elias Andreato. Atuação de Ana Cecília Costa como a religiosa espanhola e Joca Andreazza como inquisidor. A montagem tem música original de Dan Maia, cantada por Ligiana Costa. A tradução do espanhol é de Washington Luiz Gonzales e a das letras de duas canções para o latim é de Raphael Gama.

O espetáculo acontece na cozinha do Mosteiro São José, primeiro convento de Carmelitas Descalças fundado por Teresa (Ávila, 1562). A ação concentra-se no confronto entre a monja carmelita e o Inquisidor, duas personagens de mentes brilhantes, porém com distintas percepções teológicas. De um lado, temos uma mulher de coragem, que está sendo acusada de profanação por suas experiências místicas (visões e arrebatamentos) e pela cisma (sic) que promoveu na Igreja Católica. Do outro lado, está um homem de mente aguda, farejador de hereges, representante do poder eclesial. Ao Inquisidor (e ao público de hoje) cabe a desafiadora tarefa de tentar decifrar ou render-se ao enigma Teresa d´Ávila. (divulgação)

foto de João Caldas Filho

Noutro espaço, mas também na região central da capital paulista, acontecem as “Segundas de Solo”, projeto do espaço cultural ºAndar, localizado na Santa Cecília. A programação de abril é o drama “21 Passos para MdEa”, com texto e direção de Marcelo Lazzaratto e atuação de Carolina Fabri (foto). Em cartaz de 7 a 28 de abril, às 20 horas.

21 PASSOS PARA MDEA
Ingressos: R$30, R$40 ou R$60*
Classificação: 12 anos
Duração: 55 minutos
Capacidade: 50 lugares

*O projeto não conta com nenhum patrocínio ou edital, por isso, a Bilheteria tem três sugestões de valores para o ingresso.

Lazzaratto escolhe Medeia e toda a mitologia que a cerca, bem como se inspira nos inúmeros desdobramentos poéticos que ela ajudou a conceber com o passar dos séculos, seja na literatura, cinema, música e teatro. A peça, na verdade, revela a tentativa dilacerante desta mulher em reconfigurar sua identidade a partir de retalhos reais, poéticos e imaginados, que vão sendo aos poucos costurados por ela em busca de sentido e da percepção de si e de seu entorno. Uma mulher que se (re)constrói. (divulgação)

Eu já vi e escrevi aqui. Recomendo.

Para ficar documentada essa iniciativa de teatro às segundas, transcrevo informações do press release.

Sobre "Segundas de Solo"

Em todo semestre, o espaço ºAndar apresenta quatro trabalhos de artistas renomados e iniciantes, sempre às segundas-feiras, às 20h. Os espetáculos são selecionados pela equipe artística do ºAndar e abrangem diversos gêneros. Cada solo fica em cartaz durante um mês, o que proporciona uma variedade de opções para o público. O projeto é realizado de forma independente, sem aporte financeiro, e conta com a parceria dos artistas que se apresentam e do espaço ºAndar. Essa iniciativa demonstra o compromisso do espaço cultural em fomentar a produção artística e oferecer opções culturais.

Sobre º Andar

ºAndar é um espaço dedicado à troca artística, intelectual e cultural. A programação da casa conta com workshops, projetos de inovação e empreendedorismo, laboratórios artísticos, exploração de novas linguagens e palestras, que visam ao aperfeiçoamento e expansão do conhecimento artístico e cultural. 

ºAndar - Rua Dr. Gabriel dos Santos, 30, Santa Cecília (ao lado da estação de metrô Marechal Deodoro - linha vermelha), São Paulo/SP

Próximas atrações "Segundas de Solo":
5 a 26/5 - Joana das Mulheres que Habitam em Mim, com texto e direção de Ana Cristina Freitas
2 a 30/6 - O Andante, com texto de Elias Andreato e direção de Eduardo Guimarães

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