SÊNECA [filme de Robert Schwentke]
![]() |
John Malkovich no painel Talents na Berlinale em 21/02/2023 |
As primeiras críticas ao
filme sobre o filósofo estoico Sêneca, que teve sua estreia mundial no 73º
Festival de Berlin em 20 de fevereiro de 2023, não foram elogiosas. Um ponto sensível
para muitos críticos é a verborragia do filme. Segundo dado divulgado durante o
painel Talents, da Berlinale, o protagonista John Malkovich fala
durante 70 dos 110 minutos do filme.
Observar John Malkovich discursar em voz
alta e animadamente por 112 minutos pode ser uma tarefa difícil demais para
alguns, mas a estrutura do filme recompensa a paciência ao permitir que ele
teça sua estranha magia (embora sua estrela possa precisar de um check-up
dentário depois de mastigar todo aquele roteiro).
Watching John Malkovich elocute loudly and excitedly for 112 minutes may be a task too great for some, but the structure of the film rewards patience in allowing it to weave its strange magic (though its star may need a dental checkup after chewing all that scenery).
Ao longo de duas horas, ele entrega o que é em grande parte um monólogo:
como performance, tem pelo menos a força de uma determinação obstinada.
Como filme, porém, Sêneca é quase insuportável.
Over two hours, he delivers what is
largely a monologue: as a performance, it has at least the strength of dogged
determination. As a film, however, Seneca is almost unendurable.
John Malkovich é um ator tão hábil em transmitir um desprezo
fervoroso e devastador que torna o filme quase assistível. “Isso claramente não
está funcionando”, diz Seneca em um ponto de sua tentativa de suicídio. Nem este filme.
John Malkovich is an actor so adept at
delivering seething, blistering contempt that he makes the film almost
watchable. “This clearly isn’t working,” Seneca says at one point in his
attempted suicide. Neither does this film.
![]() |
Malkovich e Schwentke em entrevista coletiva em 20/02/2023 |
John Malkovich tem um papel
de protagonista incomum e se sai bem. Mas é mais difícil entender o que motivou
o diretor Robert Schwentke, que tem alguns filmes de sucesso em seu currículo,
mas não acrescenta nenhum brilho ao seu currículo com esse quebra-cabeças.
John Malkovich
has a rare starring role and acquits himself solidly enough. But it is harder
to understand what motivated director Robert Schwentke, who has some successful
films to his credit but adds no luster to his resume with this head-scratcher.
Na entrevista coletiva
que antecedeu a estreia, o diretor Robert Schwentke esclareceu que seu maior
interesse não é a filosofia estoica de Sêneca, mas sua ambígua performance
política:
“Pessoalmente, para ser
totalmente honesto, Sêneca como filósofo nunca significou muito para mim. Eu
acho que ele era mais um life coach. Hoje ele teria um programa na TV. O
que eu realmente gosto são suas peças. Eu adoro suas peças. Mas eu o acho contraditório
demais para que veja realmente valor nos escritos dele para minha vida”.
Personally,
to be perfectly honest, Seneca as a philosopher never meant that much to me. I
think he was more of a life coach. He would have a TV show today. What I really
love about him are his plays. I’m absolutely adore his plays. But I find him too
contradictory to really see much value for my life in his writing.
De fato, ele até insere
uma encenação de trecho da peça Tiestes, atribuída a Sêneca, em sua villa,
onde se recolheu após ter rompido com o imperador Nero e recebia visitas da
elite, incluindo Lúcia, personagem fictícia, papel de Geraldine Chaplin, que disse
ter se encantado com a possibilidade de fazer uma "viciada antes de Cristo" (B.C.
drug addicted) - contudo, a morte de Sêneca acontece no ano 65 da nossa era. O ator alemão Ersan Mondtag concebeu a encenação da mais
sanguinária tragédia senequiana.
![]() |
Tom Xander (Nero) e Geraldine Chaplin (Lúcia) em entrevista coletiva em 20/02/2023 |
O absurdo deste filme está
fora do mapa; é maluco e caprichoso, ao mesmo tempo, ousado e desequilibrado,
ousado em seus protestos, absurdo em suas intenções, mas intelectualmente
carregado e rebelde. Mesmo que você não goste muito do filme, é difícil não
admirar o que Schwentke está tentando fazer. (…) Por outro lado, o filme também
beira o odioso em sua espirituosidade lúdica, com uma performance de uma
das peças icônicas de Sêneca ("Tiestes") como o destaque deste kitsch
- apresentando personagens e cenários que parecem vir direto do depósito de um
museu de arte moderna.
The absurdity of this film is off the charts; it's wacky and whimsical, while also daring and unhinged, bold in its protestations, absurd in its intentions, yet intellectually charged and rebellious. Even if you don't much like the film, it's hard not to admire what Schwentke is trying to do here. (…) On the other hand, the film is also borderline obnoxious in its witty playfulness, with a performance of one of Seneca's iconic plays ("Thyestes") as the highlight of this kitsch – featuring characters and sets that seem to come straight from a modern art museum's warehouse.
Malkovich não é de forma alguma o único ator no filme que opta
por um estilo de atuação grotescamente exagerado, um estilo que encontra eco na
lente de câmera olho de peixe [efeito de grande angular]. É uma experiência de
visualização tão desconfortável quanto as veias abertas de Sêneca e a tentativa
equivocada de se cozinhar vivo em uma banheira cheia de água escaldante.
Malkovich is by
no means the only actor here who opts for a grotesquely overblown performance
style, a style which is echoed by the distorting fisheye camera lens. It’s a
viewing experience that is every bit as uncomfortable as Seneca’s sliced-open
veins and misguided attempt to cook himself alive in a bath full of scalding
water.
![]() |
cena do filme Sêneca |
Sobre a estética do filme, o diretor comentou na entrevista coletiva:
"Tento encontrar uma forma
específica para o conteúdo sempre que faço um filme, e me pareceu que um filme
sobre um ser humano tão teatral e cuja vida é tão performática seria uma boa
opção tornar o próprio filme muito teatral também. Construímos uma passarela
basicamente dentro da casa para ele desfilar pra lá e pra cá. Nós fomos bem
longe para deixar isso claro. Parecia que, para alguém que transformou sua vida
e sua morte em uma performance, seria uma boa maneira de contar a
história".
I try to
find a specific form for the content whenever I make a film, and it seemed to
me that a film about a human being who is so theatrical and whose life is so
performative it would be a good fit to make the film itself very theatrical as
well. We built a catwalk basically in the house for him to prance up and down.
We took it pretty far to make our point. It seemed like for someone who turned
his life and death into a performance that would be a good way to tell the
story.
Texto muito bom!
ResponderExcluirSó pra deixar tudo registrado. Quando o filme estiver disponível, a gente vai ver se concorda com esse povo todo.
ResponderExcluir