CONTOS IMORAIS EM PARIS LOGO ANTES DA MITsp
Dias antes de se apresentar em São Paulo, durante a Mostra Internacional de Teatro, Phia Ménard vai cumprir uma temporada no Théâtre des Bouffes du Nord, historicamente associado ao nonagenário diretor inglês Peter Brook, em Paris. Edifício de 1876, foi recuperado em 1974 para abrigar o Centro Internacional de Criações Teatrais, de Brook, classificado como monumento histórico em 1993. Mais sobre a história do teatro aqui (em francês).
O espetáculo performance “Contos Imorais – Parte 1: Casa Mãe” estará em cartaz na capital francesa entre 24 de fevereiro e 1º de março. Veja detalhes.
A própria performer escreveu sobre a montagem:
“Uma gigantesca folha de papelão, alguns metros de fita adesiva, material cortante e um corpo. Num gesto sem hesitação, como se num combate de vida e morte! Aqui não há sangue, só o suor da tensão entre uma arquitetura titânica e a mulher que constrói. Estender, riscar, cortar, reunir, montar, depois recomeçar até a equação perfeita. Quem é ela? Uma mortal ou um mito? Uma refugiada destes tempos, aquela que reconstruirá apesar das intempéries e dos dilúvios míticos? Tudo acontece na hora e o erro está à espreita... ‘Casa Mãe’ é o primeiro conto do tríptico ‘Contos Imorais”. O projeto do tríptico surgiu a convite da Documenta 14, exposição de arte contemporânea de Kassel, em 2017, em torno do tema ‘Aprender com Atenas, por um Parlamento dos Corpos’”.
Pathernon
As sequências do tríptico, ainda em construção, serão “Parte 2: Templo Pai” e “Parte 3: O encontro proibido”. Neste vídeo (com tradução automática), Phia Ménard explica o projeto apresentado em Kassel, que toma o Parthenon como símbolo não apenas europeu, mas mundial. Um símbolo que ela entende que seja de proteção da cidade de Atenas e que será construído por ela como a casa que salva a Europa. Ela, a Mulher-maravilha (Wonder Woman).
Entre a deusa Atena e a heroína dos quadrinhos, entre o masculino e o feminino, entre a arquitetura e a performance, parece que algo cortante vai acontecer no palco do Sesc Pinheiros. Na sexta-feira, 6 de março, Phia Ménard conversará com a plateia após a apresentação. Quem não conseguiu ingresso ainda tem chance: nova leva que será colocada à venda na quarta-feira, 19 de fevereiro.