FESTIM – breve relato de escrita teatral


Karen Sacconi*    

“Festim”  foi escrito ao longo de 2017 fruto da minha participação, nesse ano, no núcleo de dramaturgia que nasceu de uma parceria do SESI com o British Council, há quase dez anos.

Nas reuniões semanais no Centro Cultural da Fiesp, na Av. Paulista, um grupo de doze (aspirantes a) dramaturgos – além dos coordenadores Marici Salomão e César Batista – discutia dramaturgia contemporânea baseado em leituras e exercícios de escrita.

Desse processo, nasceram doze textos que, divididos entre quatro diretores de teatro convidados, compuseram uma série de leituras dramáticas abertas ao público.

EmFestim” há uma óbvia influência do teatro grego antigo, evidente já pela escolha das personagens: Tirésias, Helena e Xântias. Este último, menos conhecido, é inspirado numa personagem cômica – e não trágica como as outras duas –, um escravo das comédias de Aristófanes.

No entanto, embora as personagens remetam ao drama antigo, o modelo para a estrutura do enredo não vem daí, mas do diálogo filosófico, sobretudo doBanquete”, de Platão.

No nosso “banquete”, em que se celebra o aniversário de Helena, os três são levados, por uma espécie de jogo, a trazer à tona suas memórias mais dolorosas. A cada relato, um mito pessoal e uma pequena catarse.

Paralelamente, uma entidade bestial e enigmática está à espreita, intrigando e, ao mesmo tempo, ameaçando os convivas. E se revela à medida em que as personagens expõem a si mesmas.

Na leitura pública, ocorrida em outubro desse ano, a direção teatral – a cargo de Lubi Marques – sublinhou a relação entre as narrativas dessas personagens e o Brasil contemporâneo.

Por meio de um dispositivo cênico, a tatuagem na testa de Xântias, por exemplo, nos remete inequivocamente a um fato recente do nosso noticiário local. A leitura foi correta.

EmFestim”, os mitos dizem respeito a nós, às violências modernas, a nossa pequena catarse diária.

 *Karen Sacconi é mestre em Letras Clássicas pela USP (2012) e graduada em Grego (2007) na mesma universidade, onde é hoje doutoranda.